domingo, 5 de Maio de 2024  09:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-04-2014

40 anos do 25 de Abril assinalados na região.


Aveiro assinala os 40 anos do 25 de Abril em cerimónia marcada para hoje, às 11h00, no auditório da Assembleia Municipal de Aveiro, no ...

Aveiro assinala os 40 anos do 25 de Abril em cerimónia marcada para hoje, às 11h00, no auditório da Assembleia Municipal de Aveiro, no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Esta sessão comemorativa "será um momento participado pelos representantes dos cidadãos, eleitos para os Órgãos Autárquicos do Município de Aveiro, enaltecendo também o facto do poder local democrático ser uma das principais conquistas do 25 de Abril de 1974”, explica a autarquia em comunicado.

O dia inclui ainda uma exposição patente na Galeria do edifício da Capitania com cartoons e uma exposição sobre Maria Lamas no Museu da Cidade para além da deposição de flores no Monumento à Liberdade. Haverá cinema e à noite, música no Aveirense, com canções de intervenção.

O Museu de Aveiro em articulação com o Programa Doutoral em Estudos Culturais 'UA/UM', com o Cineclube de Avanca e com o apoio das Associações Mon na Mon e Parceiros da Amizade, comemora os 40 anos do 25 de Abril com o Ciclo de Cinema ‘A Liberdade que Temos´. Promete reunir um conjunto de curtas metragens sobre o Estado Novo, Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias. As exibições serão acompanhadas de debates com realizadores e especialistas em cinema. As sessões terão lugar no auditório do Museu entre hoje e domingo, sempre às 16h00.

O Movimento Democrático de Mulheres associa-se às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril com enfoque nas lutas e as conquistas das mulheres pelos seus direitos e liberdades. Lembra Maria Lamas, escritora, jornalista, feminista, e fundadora do Movimento, numa exposição que retrata a sua vida e obra, a inaugurar hoje, ao meio-dia, no Museu da Cidade. Mostra que estará patente até dia 9 de Maio. Em paralelo, há uma mostra no Instituto Português da Juventude sobre a história dos 40 anos deste Movimento.

Ílhavo aposta em actividades no Mercado. A Junta Freguesia de S. Salvador e a Associação Chio-Pó-Pó promovem uma exposição de Cartazes alusivos ao 25 de Abril. Alguns foram cedidos pela Associação 25 Abril. Acção no Mercado de Ílhavo durante este fim-de-semana alargado. Da responsabilidade da Chio Pó-Pó vai também ser exposto um mural de capas de jornais dos dias 25, 26 e seguintes, de Abril de 1974.

Será apresentado um mural com quadras originais sobre o 25 Abril, de Ilhavenses ligados ao mundo da cultura e das artes. Adélio Simões, Augusto Nunes, Bastos Cachim, Domingos Cardoso, Geraldo Alves, José Barreto, Sílvia Paradela, Torrão Sacramento, Vieira da Silva e Zita Leal assinam os textos. A exposição vai ser no Mercado de Ílhavo a partir da manhã de hoje, até domingo.

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira preparou um programa comemorativo. A jornada começa às 10h30, nas instalações da Junta de Freguesia em Ovar, com a inauguração da exposição de caricaturas de Nuno Resende. Às 11h30, procede-se ao lançamento do livro “Um princípio de Existência”, de António Magalhães, recentemente falecido.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®